Sobre o blog

Logotipo blog Reflexão Sobre Rodas: o desenho de uma roda de cadeira com três hastes à nordeste do primeiro elemento, tudo azul escuro. À direita, a palavra Reflexão acima, Sobre Rodas no meio e por Luis Daniel, abaixo

São mais de 45 milhões de brasileiros com alguma deficiência de acordo com do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com esses argumentos numéricos e outros tantos sociais, o jornalista Luís Daniel debate um jeito diferente de ver o mundo aqui no blog Reflexão Sobre Rodas.

Em março de 2009, ele conheceu o blog Assim como você, assinado pelo também jornalista e cadeirante Jairo Marques, da Folha de São Paulo. Inspirado por essa referência, Luis Daniel passou a dedicar seu espaço pessoal para expor as próprias experiências sobre uma cadeira de rodas.

Dois meses depois, o Reflexão Sobre Rodas começou a integrar o então portal de notícias VNews, da Rede Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba.

Agora, o blog Reflexão Sobre Rodas retoma as atividades com os objetivos de debater os diversos aspectos da inclusão das pessoas com deficiência sob o olhar crítico da cidadania e do engajamento social.

Reportagens com personagens com algum tipo de deficiência devem ir além da perspectiva do exemplo de superação ou problema específico do segmento. As pessoas podem fazer parte de materiais que não tenham a deficiência como foco ou mesmo pano de fundo.

Luís Daniel reconhece que as publicações não são contempladas por recursos e conteúdos com acessibilidade comunicativa para os leitores com deficiências sensoriais. As determinações da Lei Brasileira da Inclusão, como audiodescrição, contraste de cores e legendagem de vídeos serão implantadas gradativamente, na medida do possível.

Compartilhamento de informações com o blog Reflexão Sobre Rodas

O blog Reflexão Sobre Rodas não reproduz na íntegra o material que recebe por e-mail, redes sociais ou qualquer outro meio. Isso ocorre para  garantir os fatores inéditos de um conteúdo.

Porém, os assuntos que se encaixam nos valores do blog têm espaço garantido e poderão ser usados em reportagens e artigos, com o devido crédito à fonte original.