Sobre o blog

Logotipo blog Reflexão Sobre Rodas: o desenho de uma roda de cadeira com três hastes à nordeste do primeiro elemento, tudo azul escuro. À direita, a palavra Reflexão acima, Sobre Rodas no meio e por Luis Daniel, abaixo

Nem sempre tratar as pessoas de maneira igual significa que elas terão as mesmas oportunidades. Na busca por esse olhar de todos nós que o blog Reflexão Sobre Rodas aborda os mais diversos assuntos que envolvem as pessoas com deficiência.

Criado em agosto de 2006 para ser o diário de bordo do então estudante de jornalismo Luis Daniel, o Reflexão Sobre Rodas passou a tratar dos temas relacionados às pessoas com deficiência dois anos e meio mais tarde, em março de 2009. Mas, afinal de contas, o que podemos fazer para as mesmas oportunidades acontecerem?

Pensando nisso, o blog tem a acessibilidade, que nada mais é que a eliminação de toda e qualquer barreira que impede a participação social das pessoas, e o reconhecimento do ser humano em relação à deficiência e, assim, a naturalização do cotidiano das pessoas com deficiência na sociedade, como os valores que o permeiam.

Portanto, reportagens com personagens com algum tipo de deficiência devem ir além da perspectiva do exemplo de superação ou problema específico do segmento. As pessoas podem fazer parte de materiais que não tenham a deficiência como foco ou mesmo pano de fundo.

A partir também dessa visão, constantemente o Reflexão Sobre Rodas adota maneiras mais efetivas de tratar os personagens e enfoques do blog. Um exemplo é a retirada da palavra inclusão, bastante utilizada para se tratar do tema, de sua linha editorial. Entendemos que o termo perdeu valor ao longo do tempo e não define de forma objetiva as necessidades reais das pessoas com deficiência.

Além disso, incluir não pode levar apenas em consideração a deficiência na abordagem, mas sim todas as pessoas que de alguma maneira são discriminadas na sociedade, por qualquer motivo.

Como veículo de comunicação, o Reflexão Sobre Rodas reconhece que as publicações não são contempladas por recursos e conteúdos com acessibilidade comunicativa para os leitores com deficiências sensoriais. As determinações da Lei Brasileira da Inclusão, como audiodescrição, contraste de cores e legendagem de vídeos serão implantadas gradativamente, na medida do possível.

Compartilhamento de informações com o blog Reflexão Sobre Rodas

O blog Reflexão Sobre Rodas não reproduz na íntegra o material que recebe por e-mail, redes sociais ou qualquer outro meio. Isso ocorre para  garantir os fatores inéditos de um conteúdo.

Porém, os assuntos que se encaixam nos valores do blog têm espaço garantido e poderão ser usados em reportagens e artigos, com o devido crédito à fonte original.