Autor

Luís Daniel é jornalista e cadeirante.  Formou-se pela Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. É pós-graduando em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Com deficiência físico-motora desde que nasceu,  ele queria ser jornalista para comentar futebol. Como não poderia praticar o esporte bretão, ele ia falar mal de quem jogava.

Fanático por fatos históricos, ele passou a considerar ser jornalista para narrar os episódios do presente Acredita(va) que poderia exercer a profissão a bordo de uma cadeira de rodas. No caminho, encontrou várias escadas para subir, mas ao lado de algumas delas havia uma rampa ou um elevador.

Blogueiro há dez anos, criou a primeira versão do Reflexão sobre rodas ainda  na faculdade para publicar os textos de estudante.  Em março de 2009, passou a dedicar o espaço a reportagens e artigos voltados à inclusão social das pessoas com deficiência.

Foi um dos criadores e editores do Guia Inclusivo entre fevereiro de 2011 e junho de 2012, junto a mais dois jornalistas, Rodrigo Almeida e Tancy Costa.

Em 2014, foi o titular da coluna de inclusão social do portal de notícias Meon. Entre 2014 e 2016, foi membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São José dos Campos.

Em novembro de 2016, Luis Daniel precisou passar por uma cirurgia bastante delicada no intestino e precisou retirar parte do órgão responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Isso rende várias histórias também por aqui.