Programa Equilíbrio da TV Band Vale terá tradução em Libras

Marca do programa Equilíbrio

O programa “Equilíbrio”, da TV Band Vale, afiliada da Rede Bandeirantes na região de São José dos Campos, passa a ter a partir deste sábado (26) a tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para o público com deficiência auditiva.

Para explicar como surgiu a iniciativa pioneira, se tratando de programação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, o blog Reflexão Sobre Rodas conversou com o apresentador Lucas Sanseverino. Ele contou que a ideia é incentivar a qualidade de vida, principal proposta do seu programa, a todas as pessoas.

“Agora, os canais de TV são obrigados a fornecer conteúdo com closed caption, – conhecido também como legenda oculta – mas eu percebi, que muitas pessoas surdas não teriam acesso, porque não são alfabetizadas em Língua Portuguesa, na leitura e na escrita”, falou ao blog.

“Conheço a Nane Rodrigues, que será a tradutora de Libras, da igreja que frequento.  Quando apresentei a minha ideia, ela topou na hora a parceria, que vamos colocar no ar a partir deste sábado, às 9h da manhã”, finalizou Lucas.

Segundo a legislação brasileira, apenas as propagandas político-partidárias têm a obrigação de oferecer conteúdos em Libras. Em março, o Reflexão Sobre Rodas publicou um artigo a respeito da acessibilidade na TV digital, que precisa disponibilizar uma série de recursos, por meio de controle remoto.

Nota do blog: De acordo com as normas da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), programas de transmissão local com até 30 minutos de duração, como é o caso do “Equilíbrio”, não são obrigados a fornecer conteúdos acessíveis. Por isso, o blog Reflexão Sobre Rodas destaca ainda mais a iniciativa.

Deixe um comentário