Cadeirade rodas: motorizada x manual

Qual cadeira de rodas é melhor?
Qual cadeira de rodas é melhor?

Muita gente me pergunta se eu gostaria de ter uma cadeira de rodas motorizada para facilitar as minhas andanças por aí. Na realidade, eu possuo uma há cerca de dez anos. Mas reconheço que minha relação com ela não é das mais amistosas.

Por isso que sempre digo que no confronto com a cadeira manual, ela quase sempre sai derrotada quando eu sou o árbitro. Primeiro ponto negativo da motorizada é que não cabe, nem desmontada, na maioria dos carros de passeio que não são adaptados.

Segundo aspecto que considero bastante negativo para cadeira motorizada não tem a ver diretamente com ela. Mas com as condições precárias de acessibilidade nas ruas é prédios das cidades. Como subir em uma calçada sem rampa com a cadeira motorizada? Nem que alguém queira ajudar, vai conseguir dar aquele apoio.

Já na cadeira de rodas manual, sempre pode aparecer um ser para ajudar a subir o degrau ou passar por um passeio mal conservado, além de elas caberem com mais facilidade nos carros de pequeno porte.

Outro ponto que considero positivo é a possibilidade de fazer um exercício constante com os braços. Enquanto toco a cadeira, mantenho o corpo um pouco mais ativo e braços menos atrofiados.

Depois de muito trabalhar com a cadeira motorizada, eu tive que ir com a manual, porque eu havia esquecido de carregar a grandalhona. Na metade do caminho tive que pedir ajuda para um segurança terminar um percurso. Após esse episódio, fiquei um bom tempo sem andar de cadeira motorizada.

Obviamente, ela  tem as suas vantagens, principalmente por serem agis no dia a dia. Ainda mais para quem não tem muita mobilidade nos braços e nas mãos para tocar a cadeira manual com autonomia.

Durante as minhas primeiras experiências no trabalho, a motorizada era bastante útil. Eu precisava transitar por uma rampa enorme diariamente para chegar ao meu posto. Também precisava entregar vários documentos pelos nove andares quase o tempo todo.

Esse é o meu ponto de vista, mas um monte de gente pode ter argumentos contrários. Por isso, a opinião de quem usa sempre a cadeira de rodas motorizada é muitíssimo importante. Então, contem aí…

1 comentário sobre “Cadeirade rodas: motorizada x manual

  1. Felicidade em ver meu ex aluno,que fez de sua experiência pessoal uma verdadeira superação.Parabéns postagem e texto.Continua o mesmo menino que aos 8 anos no segundo ano do ensino fundamental já lutava causa.Você é um orgulho pra mim.Abraço.Prof.Simone.

Deixe um comentário