Novos rumos para a inclusão são discutidos nos conselhos municipais

Está na reta final a série de conferências e encontros dos conselhos municipais dos direitos das pessoas com deficiência. Desde novembro do ano passado, cada cidade que possui seu conselho está organizando seus encontros junto à comunidade para colher sugestões e levantar novas propostas de políticas públicas.

No estado de São Paulo, o objetivo é que estas propostas e sugestões sejam encaminhadas para os encontros regionais e posteriormente para o encontro estadual,  marcado para os dias 24 e 25 de julho, no Memorial da América Latina, na Capital paulista.

Um olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência

Estes encontros têm como tema principal: “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência: novas expectativas e desafios”.

Em São José dos Campos, a conferência ocorreu no dia 27 de abril. Para que os assuntos fossem discutidos, os temas da convenção foram divididos em eixos e os participantes iam para aquele que tinham maior interesse. Eram eles:

– Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional;

–  Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia;

– Saúde, prevenção, reabilitação, órtese e prótese e;

– Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada.

Conferência nacional

Estas conferências são preparatórias para a realização da terceira conferência nacional dos direitos da pessoa com deficiência, promovida pelo CONADE (Conselho nacional) ,em dezembro deste ano. A última conferencia nacional foi realizada em 2008.

Ela tem como objetivo estabelecer propostas a serem  apresentadas aos governos para que programas de inclusão sejam desenvolvidos.

Nota da reportagem

O Guia Inclusivo teve a oportunidade de participar das discussões em São José dos Campos e colocamos em pauta o estímulo à abordagem em que a pessoa seja colocada em primeiro plano nos meios de comunicação e não a deficiência.

Deixe um comentário