Nova empresa assume transporte para pessoas com deficiência apenas no meio de abril em São José

Segunda quinzena de abril. Este é o prazo que a Secretaria de Transportes de São José dos Campos dá para que a nova empresa assuma o transporte adaptado para pessoas com deficiência na cidade.

A vencedora da licitação, a VWM Transportes e Turismo,  apresentou nesta semana o modelo do carro que prestará o serviço. De acordo com a secretaria, a frota será composta por quinze carros zero quilômetro e contará com plataforma eletro-mecânica, para que, caso haja alguma falha elétrica, o motorista possa operar a plataforma de forma manual. Cada carro terá capacidade de levar até três passageiros em cadeiras de rodas.

No início do mês passado, o Guia Inclusivo revelou, com exclusividade, o problema que os passageiros começaram a ter, pois parte da frota antiga foi requisitada pela justiça para o pagamento de dívidas das empresas que operaram o sistema, até 2008.

Na época, a data para o início da operação dos novos carros era a primeira semana de abril.

Pela primeira vez, em 12 anos de existência deste tipo de transporte no município, a empresa que atenderá os mais de 1680 usuários não faz parte do sistema de transporte coletivo, como acontece até o momento.

A perspectiva da prefeitura é que a VWM atenda 330 pessoas por dia. Atualmente, oito micro-ônibus e três vans realizam 250 atendimentos diários.

De acordo com Célia Scarpel, da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (APDE), os motoristas receberão treinamento para saberem como lidar com os passageiros com deficiência. “O trabalho será coordenado pela APDE em parceria com as unidades de reabilitação da secretaria da saúde”, ressalta Scarpel.

Frota antiga

O restante das vans que estão sob intervenção da Justiça deverá ir a leilão. Segundo a prefeitura, os micro-ônibus serão incorporados à frota convencional, pois pertencem a uma das concessionárias do sistema.

Novo software

Está em fase de testes um programa de computador que visa organizar os agendamentos para utilização do transporte adaptado.

Deixe um comentário