Como trabalhar com aluno com deficiência visual?

Encarar uma escola, pela primeira vez, é um desafio para qualquer pessoa. Quando você começou a estudar, ficou inseguro e, quase com toda certeza, segurou na sua mãe, com medo do que vinha pela frente.

Para uma pessoa com deficiência é ainda mais trabalhoso. A sensação de que você é o centro das atenções, por alguma diferença, pode ser um grande entrave  no ambiente escolar. e Por isso, precisa contar com o auxílio dos professores para enfrentar as dificuldades.

A colaboradora do Guia Inclusivo, a pedagoga Luciane Molina, orienta sobre algumas atitudes que ajudam  para a inclusão de alunos com deficiência visual.

“O aluno não pode ser visto através de sua deficiência. Cabe ao professor encontrar as possibilidades do aluno em sala de aula. Todos são dotados de potenciais e o fato de ter uma deficiência não invalida aquilo que a pessoa poderá oferecer para seu desenvolvimento e participação em grupo”, diz.

Mas como identificar o que fazer e quando fazer?

Criar atividades que explorem as percepções não visuais. Apresentar o aluno com deficiência com naturalidade aos colegas.  Conhecer a sala de recursos que acompanha o aluno com deficiência.

Luciane ressalta a importância de se manter um relacionamento estreito com a família do aluno para verificar seu desenvolvimento.

Uma forma do aluno ter mais independência na escola é manter as cadeiras, mesas armários e outros móveis sempre no mesmo local, para que ele saiba por onde está passando. Uma pequena mudança pode desorientá-lo completamente.

O professor precisa conhecer o sistema Braille, técnicas de orientação de mobilidade, além do uso do soroban (para cálculos) e saber audiodescrição.

Para finalizar, a pedagoga afirma que é possível estimular os demais sentidos dos alunos com deficiência visual, como a utilização de texturas e odores.

Quem tiver mais dicas ou vivência de educação inclusiva, nos conte, nos comentários.

8 comentários sobre “Como trabalhar com aluno com deficiência visual?

  1. trabalho com uma aluna que seu foco de visa~não abrange as laterais nem e nem para frente dificultando muito o meu trabalho como devo proceder pedagogicamente para não bloquear o aprendizado de minha aluna

  2. GOSTARIA DE SABER SE EU QUE TENHO A GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA, PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E 180 HORAS DE CURSOS DE LIBRAS POSSO TRABALHAR COMO PROFESSOR DE DA

  3. Boa tarde!
    Sou professora da Rede Municipal e este ano estou com o 1º ano e tenho uma aluna com deficiência visual, gostaria de saber de cursos sobre esta area, por favor se souber de algum entre em contato comigo.

    Um abraço

  4. Luciene você fala com muita propriedade sobre o assunto deficiência visual, gostaria de aprofundar muito sobre esse assunto. Você bem que poderia escrever um livro sua maneira de explicar (falar) é acessível a todos, isso ajudaria tanto aos professores como aos alunos.

    Abraço

Deixe um comentário