Programa “Calçada Segura” é premiado pelo estado

Calçada com as especificações do programa "Calçada Segura"

Andar de cadeira de rodas, ou mesmo a pé, nas calçadas é ainda um desafio  muito grande na maioria das cidades brasileiras, pois muitas pessoas não seguem um padrão e sim de acordo com sua comodidade.

São José dos Campos, desde 2007, desenvolve o programa “Calçada Segura”, que visa fixar parâmetros para a construção e reforma de calçadas na cidade. Nesta semana, ele foi premiado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na segunda edição do “Prêmio Ações Inclusivas”, na categoria “Ações Governamentais”.

O foco principal do programa está em conscientizar os moradores para readequação de suas calçadas. A equipe do programa é formada por 15 pessoas e conta com idosos e pessoas com deficiência física.

Histórico

Em quatro anos, o “Calçada Segura” já passou por uma reformulação em 2010. De acordo com a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (APDE), na época, as mudanças foram necessárias para que a população compreendesse  melhor o que precisava ser feito.

O pioneirismo do programa o fez torná-lo referência para outros municípios. Entretanto, o Guia Inclusivo já ouviu reclamações de que a prefeitura investe apenas nas regiões centrais até o momento.

Rony Pereira, coordenador do programa, diz que ainda é necessário conscientizar a população sobre a importância de se ter a calçada com os parâmetros de acessibilidade, seja para uma primeira abordagem e também um reforço nos locais onde já aconteceram orientações. Além de formar mão-de-obra especializada para fazer as calçadas.

Para Evelyn Batista, mãe de Samuel, de 1 ano e 11 meses, as calçadas ainda tem muito o que melhorar, mas ela sente uma mudança significativa nos últimos anos.

Se alguém quiser mais informações sobre o programa “Calçadas Segura“, acesse o site.

1 comentário sobre “Programa “Calçada Segura” é premiado pelo estado

Deixe um comentário