São José dos Campos realiza primeiro Implante Coclear do Vale

Um homem de 34 anos é a primeira pessoa a fazer um implante coclear em um hospital de São José dos Campos, depois de não obter sucesso com uso de outros aparelhos auditivos. A cirurgia ocorreu ontem no hospital Antoninho da Rocha Marmo.

O implante consiste na colocação de um dispositivo que estimula eletronicamente as fibras nervosas remanescentes, a fim de permitir que os impulsos elétricos cheguem ao nervo auditivo e seja decodificado pelo cérebro.

A ativação do implante ocorrerá em 30 ou 40 dias, pois é tempo que leva para a cicatrização. De acordo com o jornal O Vale, a cirurgia não foi realizada pelo SUS (Sistema Único de Saude), mas é um grande avanço para a região. “O procedimento depende mais da equipe médica do que da estrutura do hospital. Já existe muita gente interessada na cirurgia”, disse o otorrinolaringologista Marcelo Noaku Soki, responsável pelo procedimento.

O implante será realizado através de convênio médico e foi liberado este ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Por meio de nota ao jornal da região, a direção do hospital informou que vem investindo continuamente em tecnologias, instalações e recursos humanos para prestar serviços de excelência na região. O hospital não tinha autorização para dar mais informações sobre o paciente.

Quem quiser acompanhar mais relatos sobre implante, pode acessar o blog “Desculpe, não ouvi!”, escrito pela publicitária e fotógrafa, Lak Lobato, implantada há dois anos.

1 comentário sobre “São José dos Campos realiza primeiro Implante Coclear do Vale

  1. Fico feliz de saber que a cirurgia do implante vai ficando cada vez mais acessível, mais próxima. São muitas pessoas que poderão se beneficiar com essa tecnologia tão maravilhosa.
    Obrigada pela citação.
    Grande beijo

Deixe um comentário