São José dos Campos lança portal do emprego para pessoas com deficiência

Rosa, que possui deficiência auditiva e está desempregada, foi uma das primeiras a se cadastrar

O Guia Inclusivo já tratou diversas vezes sobre a dificuldade que as pessoas com deficiência têm para entrar no mercado de trabalho. Em muitos casos, porque as empresas não encontram estes profissionais.

Algumas empresas de Recursos Humanos têm montado setores especializados para atender  a este público, principalmente em São Paulo e outras capitais, a maioria com banco de vagas online.

Aqui em São José dos Campos, de acordo com uma pesquisa realizada pela  prefeitura, no ano passado,  mais de 80% das pessoas com deficiência está fora do mercado. A maioria por não se sentir apta para as atividades.

A partir deste resultado, a prefeitura decidiu criar um  dos primeiros sistemas banco de vagas gerenciado por um órgão público. O site “Trabalho sem barreiras”, lançado na tarde de ontem, pretende disponibilizar vagas e cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência.

Para concorrer às vagas, é necessário que o morador da cidade cadastre seu currículo no site que está locado no site da prefeitura.

As empresas que queiram divulgar suas vagas também devem se cadastrar. Além disso, segundo o vice-prefeito e assessor especial de políticas para pessoas com deficiência, o médico Luiz Antonio da Silva, as empresas receberão a visita de equipes para que elas sejam estimuladas a se cadastrarem.

Para o secretário de Relações do Trabalho, José Luis Nunes, “o grande diferencial é poder focar nos trabalhadores com deficiência e descobrir as necessidades deles e dos empregadores, principalmente porque, neste caso, existe uma legislação específica”.

Durante o evento de lançamento do portal, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Wanderley Marques de Assis, ressaltou a importância da internet para o compartilhamento de informações sobre as deficiências.

O portal também terá ferramentas que visam à acessibilidade dos usuários com deficiência visual, como letras ampliadas e contraste de cores.

Serviço

O endereço do “Trabalho sem Barreiras é http://www.sjc.sp.gov.br/trabalhosembarreiras

1 comentário sobre “São José dos Campos lança portal do emprego para pessoas com deficiência

Deixe um comentário