Futebol de Sete, mais uma modalidade paraolímpica

Faltam 47 dias para os Jogos Parapan-americanos em Guadalajara, no México. Uma das modalidades a seres disputadas no evento é o Futebol de Sete. O esporte é praticado por pessoas com paralisia cerebral cerebral, decorrente de seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais.

As regras são as mesmas da FIFA (Federação Internacional de Futebol), apenas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA).

Regras

De acordo com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, o campo do futebol de sete possui 75m por 55m, com gol de 5m de largura e 2m de altura.

Como o próprio nome da modalidade sugere, cada time é composto por sete jogadores, sendo um goleiro. Ele ainda conta com cinco atletas reservas.

O tempo total de jogo é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 e entre eles, há um intervalo de 15 minutos. Diferente do futebol tradicional, não existe impedimento e a cobrança de lateral deve ser feita apenas com uma mão.

No Brasil, a modalidade é gerenciada pela ANDE (Associação Nacional do Desporto para Deficientes, responsável pelos esportes voltados a pessoas com paralisia cerebral.

Classificação Funcional

Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento. Assim como nos outros esportes, quanto maior o número da classe, menor o nível de comprometimento.

De acordo com a ANDE, Em todas as equipes tem que haver um jogador da classe C5 ou da classe C6 que são as mais afetadas da classe dos andantes. Se não houver jogador dessas classes quando da substituição durante o jogo, a equipe jogará com seis jogadores.

O Campeonato Brasileiro de Futebol de Sete deste ano ocorreu entre os dias 19 e 26 de julho, em Brasília.

A melhor participação da modalidade nos Jogos Paraolímpicos foi em 2004, em Atenas, quando conquistou a medalha de prata

8 comentários sobre “Futebol de Sete, mais uma modalidade paraolímpica

    • Bom dia Andressa, se você mora em São Paulo, o time que jogo o CADS SUZANO treina Aqui em Suzano SP, aos Sábados, na Av. Sen. Roberto Símonsen, 550 – Jardim Imperador, Suzano – SP, 08673-270

      Venham assistir nosso treino, todos sera bem vindos!

  1. Estou procurando um local onde meu filho de 7 anos possa praticar o futebol de 7.
    Ele tem paralisia cerebral leve.
    Estou na região do ABC- São Paulo ( Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do SUl).
    Orbigada

  2. GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA O FUTEBOL DE SETE POIS MEU FILHO GOSTA MUITO DE FUTEBOL, JA TREINOU NO LARANJINHA AQUI EM ANGRA, ONDE MORO, MAS COMO TEVE O DERRAME ISQUÊMICO E FICOU COM SEQUELAS NA COORDENAÇÃO MOTORA DO LADO ESQUERDO NÃO ACOMPANHA O TIME E ISSO SE TORNA MUITO DIFICIL P/ ELE. “EM MAIO COMPLETA 14 ANOS”

    OBRIGADA CRISLAINE

    • Ivanildo,

      Você é de onde? Eu moro em São José dos Campos. Aqui conheço vários esportistas, mas dependendo da cidade teria que pesquisar para te ajudar.

      Abraços,

Deixe um comentário