“Esta vaga não é sua” conquista prêmio internacional em festival

A campanha publicitária “Esta vaga não é sua nem por um minuto” da agência TheGetz, de Curitiba, conquistou o terceiro lugar no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, na categoria de Cinema e Vídeo.

De acordo com o blog da campanha, a premiação foi recebida no dia 02 de setembro. O vídeo, que foi publicado aqui no Guia Inclusivo há alguns messes, coloca uma cadeira de rodas estacionada em uma vaga “normal”.  Na cadeira, havia um aviso escrito “Volto em minuto”. A cena espantava quem tentava parar o carro na vaga, despertando as mais diversas reações.

Para o Diretor de criação da agência, Ricardo Mercer, é possível fazer campanhas de conscientização de qualidade.  “Já percebemos algumas mudanças na consciência das pessoas em não utilizar as vagas destinadas para deficientes físicos, e o projeto de lei nacional está na mão da Ministra Gleisi Hoffman, mas esta é uma luta perene e queremos divulgar ainda mais esta campanha”, afirma Mercer.

Colocar o motorista comum em uma situação que ele “sinta na pele”, a chamada empatia, foi o grande mérito da campanha e que surpreendeu a todos. Fica claro que em casos de cidadania, como neste caso, foi o que mais surtiu efeito.

O marketing social, quando bem planejado e criado, tem efeito muito significativo na conscientização de uma sociedade. Desta forma, ganha reconhecimento das pessoas e dos prêmios a que se candidata.

O Guia Inclusivo parabeniza a agência TheGetz pela premiação e continua a apoiar a campanha  “Esta vaga não é sua nem por um minuto”. O blog espera que surjam outras iniciativas semelhantes.

Uma sugestão interessante é sobre as calçadas que quase sempre são barreiras concretas para a inclusão.

Deixe um comentário