Shoppings precisam estar preparados para receber a diversidade

Os shoppings podem ser considerados quase sempre o “paraíso” para as pessoas com deficiência. Geralmente, são lugares planos que, quando há andares, existe um elevador, nem que seja exclusivo.

Mas o grande problema é a falta de conhecimento das outras pessoas em lidar com as situações que envolvem alguém com deficiência. Desde estacionar irregularmente em uma vaga reservada, o que inclui a não-fiscalização interna, até como tratar o cliente quando ele necessita de auxílio.

No mar de pessoas das mais diversas culturas, é preciso estar preparado também  para receber quem se utiliza de algo a mais para se locomover ou se comunicar. Ter um banheiro adaptado com tamanho adequado para que a cadeira de rodas e possua barras de apoio para transferência é  fundamental. Entretanto, às vezes, falta um suporte de sabonete ou papel para enxugar as mãos que esteja ao alcance do cadeirante ou com a sinalização correta para quem tem deficiência visual.

Será que uma loja de roupas oferece acessibilidade ao colocar suas divisões de produtos tão próximos que não cabe uma cadeira de rodas? A praça de alimentação com mesas, além de próximas, com pés que impedem que a cadeira de rodas se encaixe adequadamente não são nada acessíveis. Isso sem citar o cardápio em Braille que é praticamente impossível de encontrar algum estabelecimento que disponibilize.

A Solução?

Os principais shoppings de São José dos Campos estão recebendo treinamento para que seus setores administrativos e lojistas saibam detectar os problemas de acessibilidade e inclusão de seus estabelecimentos.

Este treinamento é oferecido pela prefeitura joseense em parceria com a Avape (Associação de Valorização da pessoa com deficiência. Em nota, A Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência afirma que o objetivo é “levar informações relacionadas à acessibilidade e inclusão. A forma correta de lidar com a diversidade e o atendimento das pessoas com deficiência, também serão temas abordados no encontro”.

Ainda de acordo com a nota, o treinamento correu ontem no Vale Sul Shopping, amanhã será no Shopping Colinas e dia 15 de setembro no CenterVale.

Nota do blog: O Shopping Centro, onde ocorreu um acidente com uma cadeirante na semana passada, não está na lista dos empreendimentos que recebem o treinamento e não foi explicado o motivo.

Deixe um comentário