Dica de livro – Minha vida com Boris

Título: Minha vida com Boris
Autor: Thays Martinez
Gênero: Biografia e Memória
Páginas: 144
Formato: 13,7 x 20,8 cm

Editora Globo

A dica literária deste fim de semana é o livro lançado recentemente pela escritora Thays Martinez. Minha vida com Boris conta a historia dela com seu cão-guia, Boris, que morreu em 2009, aos 12 anos, vítima de um tumor no coração.

Thays conta no livro o cotidiano de conviver com a deficiência visual e sua relação com um dos primeiros cães-guia do Brasil. Em entrevista à revista TPM, ela disse: “Hoje eu consigo falar do Boris numa boa, mas no começo foi muito difícil. Ele realmente foi um cão genial e parece que ele tinha consciência disso”.

A escritora, que também é advogada, não tem a visão  desde criança como sequela de uma caxumba. “A única coisa que me lembro são as cores”, comentou na reportagem.

Graças ao apoio de seus familiares, Thays pôde ir para os Estados Unidos para conhecer um programa de treinamento de cães-guia, onde conheceu Boris e permanecerem um mês juntos.

Quando voltou ao Brasil, ela já se sentia totalmente segura na companhia de Boris. Com o cachorro, ela, que já tinha feito faculdade e tinha um emprego, foi atrás de novas realizações que a vida antes não a permitia.

Pelo uso de cão-guia ser raro no Brasil, ela enfrentou dificuldades para que seu cachorro entrasse em locais públicos, como estações de metrô, mas ela não desistiu e lutou pelos seus direitos.

Por causa de sua insistência, foram editadas e aprovadas leis estaduais e federais que obrigam esses locais a aceitar a presença de um cão-guia.

Atualmente, seu guia é Diesel, mas Boris fará sempre parte da vida dela.

A publicação possui uma versão impressa e outra em audiolivro.

6 comentários sobre “Dica de livro – Minha vida com Boris

  1. linda historia pueguei na escola o livro no colegio queria pra mim mais tem qui entragar amei linda historia historia de superaçao muito linda thais!!! lindo tbm o boriss!!

  2. Ola, Thays tudo bem, vi você em um programa de televisão, e tudo que você fala e passa e a mais pura verdade, sei disso porque meu marido que se chama Fernando tambem é Deficiente visual, ele tem Retinose Pigmentar no olho esquerdo não enxerga mais nada e no direito ele tem 5% de visão, temos um filho de seis aos e estou Gravida de sete meses de outro meninão.. assim como voce tambem enfrentamos varias dificuldades todos os dias, em casa, na rua em qualquer lugar,meu marido tambem esta tentando um cão guia, mas como aqui no Brasil tudo é mais dificil. está na fila de espera. Já tentou nos Estados Unidos mas não conseguiu porque primeiro não temos condiçoes de ir ate lá e segundo ele não tem ingles fluente, mas em quanto isso, ele é sempre pra cima, muito inteligente tambem.. e com ajuda do pai dele conseguiu fazer um site sobre deficiencia, assim ele tambem passa o tempo e não fica muito estressado, por mais que ele seja pra cima sempre tem aquela hora que voce gostaria de enxergar para fazer algo, ai vem o estres. bom admiro muito voce e se puder entre no site para conhecer e dar sua opininão. o endereço é http://www.baixavisao.com.br, meu marido tem bastante contato com outros deficientes e acho muito legal passar o conhecimento para outros, já fui com ele em varios encontros, almoços do grupo retina Sao Paulo, inclusive moravamos em Sao Paulo na zona norte, hoje estamos morando em Cascavel no Parana. obrigada!! tudo bem bom pra voce. abraços Sandra

  3. oi..Thays td bem? ansiosa para ler o seu livro do Boris,fiquei sabendo do Boris porque conheci o Diesel,uma dessas voltas de São Paulo vc veio com minha amiga no primeiro banco da frente vc e o lindo Diesel o nome da minha amiga é Mag ela adorou vc e o Diesel e eu estava esperando na rodoviaria quando vi vc e o Diesel me encantei e Mag desceu do onibus e me contou sobre vc,Boris e diesel adorei e estes dias estavamos comentando de vc,porque tenho um cão maravilhoso de 16 anos chama Ricky Martim já ta velhinho e é meu amigão to triste pq ele tá bem velhinho mais companheiro amo ele aí a Magda comentou de vc de novo e do livro do Boris me interessei entrei na internet para ver,minha vida é uma correria to em casa por causa de uma cirurgia de denervação na coluna to me recuperando para voltar ao trabalho aí vim ver vcs na net,me despeço agradecendo se vc ler esse meu recadinho e quero dizer que te admiro mto agradeço tb seu amor pelos caes não te conheci mais dei a mão para vc na rodoviaria e passei a mão no corpinho e rostinho do lindo Diesel,desejo mtas felicidades para vc,Diesel e familia mtos sucessos,saude,te considero minha amiga beijão e um grande abraço da sua amiga Sil,ah Mag não sabe que escrevi pos agora é de madrugada, mas amanha quando ve-la vou lhe contar ela é maravilhosa só ri então grande abraço e beijo dela tb,fica com Deus se cuida S2 …Sil

Deixe um comentário