Cuidados com a cadeira de rodas e bengalas

Cadeiras de rodas, bengalas ou muletas são fundamentais no cotidiano de pessoas com deficiência. A manutenção bem feita desses equipamentos pode garantir mais qualidade de vida por muito tempo às pessoas e aos aparelhos.

Atitudes semelhantes às de quem tem um carro ou moto também servem para quem tem uma cadeira de rodas.

Cadeiras de rodas

Eventuais ajustes auxiliam a previr acidentes, como, limpar com frequência a estrutura e o estofamento, lubrificar os encaixes, verificar as condições físicas e de ar dos pneus.

Renato Bonfim, do blog Cadeirantes Br, ressalta que há alguns modelos de cadeira de rodas que não podem permanecer em lugares úmidos, como as que funcionam com baterias. “No cado destas cadeiras (com baterias) é necessário sempre estar atento se elas estão recebendo cargas normalmente, senão é melhor trocar a bateria”, comenta.

É recomendável que um terapeuta ocupacional, preferencialmente que atenda o cadeirante, analise quais são as melhores condições de adaptação da cadeira de rodas, de acordo com a necessidade de que vai usá-la

O transporte adequado da cadeira de rodas também é importante para que ela se mantenha em bom estado de conservação e de usabilidade. Ter peças reservas de partes que se desgastam no dia-a-dia, como o fio do carregador de baterias, correias pneus e almofadas para momentos de urgência.

Bengalas

A bengala é um acessório que se deve ter bastante cuidado. Mantê-la sempre higienizada. André Luis Assis tem deficiência tem deficiência visual e utiliza bengala há 10 anos, ele se diz “muito chato” em relação à limpeza de sua bengala. “Tem gente que relaxa com isso, principalmente com a ponteira (que fica diretamente em contato com  o solo), limpo todos os dias”, afirma.

Assis recomenda que quando não se está usando, o ideal é manter a bengala dobrada e dentro de alguma capa protetora, se houver. Se o acessório teve contato com detritos de animais, limpeza é mais trabalhosa e cuidadosa.

2 comentários sobre “Cuidados com a cadeira de rodas e bengalas

  1. saudações
    quem fala aqui éo senhor antonio marcos dos santos, portador de deficiência fisica.
    estou procurando roda do aro 24, pneu maciço mole.
    qualquer inforamção, faço contato.
    meu telefo´ne é
    (75) 3225 2639

Deixe um comentário