Projeto quer isentar Zona Azul de pessoas com deficiência que não estacionarem em vaga especial

A legislação brasileira determina que 2% das vagas de estacionamento sejam destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência. Em São José dos Campos, são cerca de 120 vagas públicas, de acordo com a prefeitura.

Parte delas, 51, está na área de estacionamento rotativo no centro expandido da cidade, conhecida também como Zona Azul, onde a pessoa paga determinado valor por um período máximo de duas horas. Entretanto, as vagas exclusivas para pessoas com deficiência não são cobradas, mesmo dentro da Zona Azul.

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal pretende isentar as pessoas com deficiência de pagar a taxa de Zona Azul para quando elas estacionarem nas vagas não demarcadas, mediante a um credenciamento.    

O Guia Inclusivo já explicou quem pode  ou não estacionar nas vagas demarcadas. Porém, não é fácil encontrar uma vaga desocupada, como relata Maria Claudete da Silveira Rabelo, presidente da APPD (Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência de São José dos Campos). “Muitas vezes não encontramos lugar reservado para estacionar e precisamos parar numa vaga normal, o que causa muitos transtornos”, reclama.

Maria Claudete classifica a iniciativa como ótima, pois, segundo ela, haveria mais alternativas de estacionamento “e não precisaríamos pagar a Zona Azul desnecessariamente”, completa.

De acordo com a assessoria de imprensa do vereador Macedo Bastos (DEM), autor do projeto, ainda é necessário fazer ajustes, conforme o parecer da prefeitura, para que ele seja protocolado e votado pelos vereadores, mas não há prazo para isso ocorrer.

O Guia Inclusivo quer saber a sua opinião sobre este projeto. É viável ou não? Pode ocasionar algum problema ou só vem agregar à inclusão? Comente!

4 comentários sobre “Projeto quer isentar Zona Azul de pessoas com deficiência que não estacionarem em vaga especial

  1. EM CAÇAPAVA-SP COMEÇOU A SER COBRADA ZONA AZUL PARA DEFICIENTE ANTES NÃO SE COBRAVA.
    AINDA MAIS O SETOR DE TRANSITO RETIROU VAGAS PARA DEFICIENTES QUE DAVÃO ACESSO AO CALSADÃO E COLOCOU MAIS VAGAS PARA OS TAXISTA.É UM ABSURDO JA TINHA POUCO ACESSIBILADE PARA DEFICIENTES AGORA FICOU PIOR QUE DESCASO ACHO QUE O PREFEITO NEM O SECRETARIO DE TRANSITO TEM FAMILIAR DEFICIENTE . PARA SABER DAS DIFICULDADES DE SER UM CIDADÃO PLENO E DIGNO . E TER LIVRE ACESSO SEM CONSTRANGIMENTO . QUEM NÃO AJUDA PELOMENOS NÃO ATRAPALHA.

  2. BELEZA TEM FAZER BLITZ MESMO AS PESSOAS COSTUMA NÃO RESPEITAR ESSAS VAGAS ESPECIAL E ESSA ONDA DE DEFICIENTE COM CREDENCIAL PAGAR ZONA AZUL E UM ABSURDO ESSAS AUTORIDADES NÃO TEM CONCIENCIA DESSA VERGONHA E HUMILHANTE A GENTE ESPECIAL PAGAR POR VAGA NA RUA PESSOA ESPECIAL NAO TEM QUE PAGAR ZONA AZUL OK E NOSSO DIREITO MAIS RESPEITOS A ESSAS PESSOAS ABRAÇOS ESPERO QUE MUDE O MAIS RAPIDO POSSIVEL QUEM TEM CREDENCIAL EM ORDE NAO PAGA OK

  3. Olá amigos
    gostei muito do site. Compartilho suas inquietudes.
    Talvez voces saibam o procedimento para conseguir um cartão para estacionar em vaga de deficiente
    desde já agradeço sua gentileza
    Miguel

    • Olá, Miguel. A Resposabilidade do fornecimento da credencial é do departamento de trânsito ou transporte de cada município. Aí, cada um tem alguns detalhes específicos. Grato

Deixe um comentário