Dica de filme: Meu nome é Rádio

 Título original: Radio

Lançamento: 2003 (EUA)

Direção: Michael Tollin

Atores: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Alfre Woodard, S. Epatha Merkerson.

Duração: 109 min.

Gênero: Drama

Em um primeiro momento, o título deste filme, baseado em fatos reais, pode causar estranheza, mas ele logo mostra a que veio: discutir a presença de uma pessoa com deficiência intelectual na sociedade.

Ele é ambientado em meados da década de 70, em uma cidade pequena nos Estado Unidos, onde todos os habitantes se conhecem e tudo é resolvido na base da conversa. Apesar de se passar há mais de 30 anos, nota-se que algumas discussões e estereótipos ainda fazem parte da sociedade atual.

James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mais conhecido como Rádio, por não se separar de um rádio, vive ao redor de uma escola secundária para assistir aos treinos do time de futebol americano, seu esporte favorito. Por causa de sua deficiência intelectual, começa a ser zombado pelos alunos. Isso chama a atenção do treinador do time T. L. Hanna., Harold Jones (Ed Harris) e o convida para acompanhar os treinos, o que incomoda alunos, pais e os outros professores da escola.

Enfrentando  tudo, inclusive sua  família, o professor quer mostrar a importância rapaz dentro da escola e nos jogos, tanto para Rádio quanto para as demais pessoas.

Meu nome é Rádio é uma grande fonte de informações para quem quer entender quais são os dramas de uma pessoa com deficiência intelectual, ao se expor numa sociedade que demonstra despreparada para recebê-la.

5 thoughts on “Dica de filme: Meu nome é Rádio

  1. Deixo o meu comentario a vc que feiz e compartilho esse filme maravilhoso e mostro a muitas pessoa que a vida nao temos tempo pra preconceito pa criticar ou jugar mas sim de de mostra a feto respeito aos outros que tem deficiencias ou ate mesmo por racismo temos que nos ama e saber que tudo na nossa vida e passagero e que nos estamos aqui so de passage e que o tempo passa e nos nunca fazemos o nosso papel de cidadao mas sim de pessoas sempre injusta com nosso proximo vamos munda e ser feliz ……..?,

Deixe um comentário