Conselhos municipais discutem em São José

Os novos rumos dos conselhos dos direitos das pessoas com deficiência das cidades do Vale do Paraíba começaram a ser discutidos ontem, quinta-feira, no Encontro Regional do Núcleo VII, do conselho estadual, realizado em São José dos Campos.

Os participantes escolheram as prioridades que serão trabalhadas, nos próximos anos, pelo núcleo nos setores da Saúde, Educação e Trabalho e Acessibilidade

Na Saúde, eles querem que sejam garantidas às pessoas com deficiência e a aos seus familiares orientações e encaminhamentos de profissionais adequados às necessidades de cada um. Outro desejo, é que se tenha parceria em todos os setores da política e da sociedade.

Investimentos em acessibilidade nas escolas e a participação de familiares com atividades que promovam a inclusão, no ambiente escolar.

A fiscalização da legislação que rege os aspectos de acessibilidade, criando demissões nos municípios.

Trabalho: a única proposta sobre o trabalho (lei de cotas) não ficou entre as escolhas nas votações.

A presidente da regional do Vale do Paraíba, Maria Gorete Cortês Assis, explicou que a função do núcleo é incentivar a criação de conselhos em todas as cidades no Vale.

Raio-X: Das 39 cidades da região, apenas nove possuem um colegiado. Destas, seis estavam presentes no evento (São José dos Campos, Pindamonhangaba, Caçapava, Lorena, Caraguatatuba e Ubatuba).

Além das discussões, foram eleitos por aclamação os novos representantes do núcleo que assumirão em maio deste ano.  Ainda foram escolhidas as pessoas que vão a um seminário na Capital.

2 comentários sobre “Conselhos municipais discutem em São José

  1. Sou de Jacarei e por alguns anos fiz parte do conselho da pessoa com deficiência daqui.
    Devido à falta de apoio e aceitação em propostas apresentada por mim achei melhor sair o conselho aqui é manipulado. O presidente tem cargo de confiança na prefeitura e nunca que ele vai bater de frente com a adiministração municipal para nos defender .
    Vejo que neste encontro ai em São José Jacarei não esteve presente com isso nós pessoas com deficiência só temos a perder .
    Parabéns as cidades que se fizeram presentes neste evento de muita importancia ao nosso seguimento

Deixe um comentário