Ônibus para todos?

Fevereiro marca a conclusão da troca da frota do transporte coletivo de São José dos Campos, após o processo ter iniciado em2008. A partir de agora, todos os ônibus possuem plataformas acessíveis para pessoas com deficiência.

Até então, de acordo com a Secretaria de Transportes da cidade, dois terços da frota estava adaptada e estimava-se que cerca de 114 mil viagens por mês. No momento, 6.800 pessoas possuem o cartão de pessoa com deficiência do sistema do transporte público.

 Mas será que adaptar os ônibus, o que é exigido por lei, garante a inclusão?

 Jefferson Ramos, 30 anos, é cadeirante e usa o transporte coletivo como alternativa ao sistema de vans adaptadas para ir ao trabalho. Ele conta ao Guia Inclusivo que um dos grandes problemas ainda é a impaciência dos outros passageiros. “Sempre tem alguém que reclama que estou atrasando a viagem. Já compraram até briga por mim, por causa de uma pessoa que começou a me xingar”.

  Além de utilizar para ir ao trabalho, o cadeirante diz que também anda de para outros compromissos e lazer. Ele aponta outros problemas durante as viagens. “Acontece muito das rampas quebrarem e a pessoa com deficiência não poder andar naquele ônibus”.

 Ramos ressalta que alguns motoristas ou cobradores não escondem não gostar quando uma pessoa com deficiência, principalmente na cadeira de rodas, entra no ônibus. “Alguns demonstram muita má vontade para nos auxiliar a subir. Eles também reclamam dos atrasos das viagens”.

 Procurada pelo blog, a Secretaria de Transportes diz que se o usuário encontrar algum problema, ele pode informar a secretaria através dos telefones 156 ou 3925-2050. Segundo sua assessoria de imprensa, caso a pessoa se sinta constrangida, não é necessário se identificar.

 Vans

 O sistema de vans adaptadas, que existe há quase 12 anos na cidade, continuará atendendo as pessoas que não têm condições de se utilizar os ônibus convencionais .

 Serviço

 A pessoa com deficiência que quiser ter seu cartão de transporte coletivo basta ir ao “Acesso Livre”, na Rodoviária Velha, com os documentos necessários. Para mais informações, clique aqui ou ligue para 3942-2401.

7 comentários sobre “Ônibus para todos?

  1. Fala meu querido tudo certo??Ooo fiquei feliz pra caramba lendo a materia e saber q contribui um pouco com a minha experiencia.Hj q estou entrando no blog e ta show de bola parabens mesmo.E se precisar de qualquer coisa pode contar comigo.
    grande Abraço

  2. Olá! Gostei da matéria sobre transporte e só p complementar, eu tenho carteirinha da Van, mas não a usei até hj, pois nunca tem vaga ou a van esta quebrada.
    Sobre os ônibus não tenho o q reclamar, pois ja morei em cidades em q o atendimento era bem mais ruin do q São José.

    • Olá Edicléa,

      Ficamos contentes com sua visita e com as sugestões de pauta que tem nos dado. E é importante a resposta de alguém que conhece bem o transporte púiblico. Sempre que quiser passe por aqui, comente e dê sua opinião. Afinal, estamos juntos lutando pela mesma causa. Um abraço,

  3. Pra saber como é, só mesmo se colocando no lugar de uma pessoa com deficiência, to com o Marcos aí em cima, o coração preconceituoso das pessoas ainda esta na idade da pedra, felizmente existem pessoas como você que sabe o que quer e busca por seus objetivos. Boa sorte! É isso aí!

  4. Parabéns pela matéria Daniel. Eu comungo da mesma idéia e me revolto com a intolerância das pessoas. Pode-se criar sistemas mecânicos perfeitos de inclusão dos portadores de deficiência na sociedade, mas o sistema que precisa ser aperfeiçoado ainda, é o coração preconceituoso das pessoas que ainda está na idade da pedra lascada!

Deixe um comentário